segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Vou regressar à escola, depois de uma ausência de 15 dias.
Não podia continuar como andava - a chorar dentro da sala de aula, em frente aos alunos; a chorar na portaria...
Ninguém me podia dizer nada.
Estava demasiado sensível e nem o ter que dar aulas me impedia de mostrar a tristeza molhada de lágrimas.
Mas tenho que recomeçar. Os alunos, os meus colegas, a Clementina merecem que me preocupe com eles; sempre foram muito delicados comigo e gostam de mim.
O esforço que vou fazer vai passar por coisas simples, aqui, neste blog.
Tentarei manter em dia os assuntos a tratar. Não serão sumários. Serão as temáticas a abordar em cada aula.
Assim, hoje, darei aulas das 19h às 23h.
As duas turmas são do Curso de Auxiliar de Acção Educativa, em creches.
Tenho a EFA7 que está no segundo ano. O módulo que tenho a meu cargo é o de Processo de Socialização da Criança - quotidiano.
Antes de ter faltado, estávamos a elaborar um dossiê pessoal de "Contador de Histórias".
Cada dossiê integra um conto infantil, uma fábula, uma canção de embalar, uma canção infantil, trava-línguas, um poema sobre crianças e uma lenga-lenga.
Os alunos pesquisaram os textos na net; leram-mos e só depois o copiaram para um documento Word. Ilustraram os textos com imagens recolhidas no Google Images.
Hoje, vamos ler os textos na aula e identificar os assuntos ou ilacções a retirar de cada um.

A turma EFA2 frequenta o primeiro ano.
Os alunos são interessados e gostam de participar na aula.
No início do ano, tracei o retrato da turma a partir de conversas que fomos tendo.



Passei um filme de que gosto muito "Os Coristas". Relata o quotidiano de uma escola "No fundo do pântano" que é frequentada por crianças problemáticas, abandonadas pela família, agressivas, pouco sociáveis...
Os castigos corporais são o dia a dia deste internato, até à chegada de um novo "vigilante".
E tudo muda.
A música surge como factor indutor de socialização.
O filme foi o ponto de partida para um debate sobre as diversas "formas de estar" e trabalhar com crianças e jovens, em ambiente escolar.
As conclusões foram sendo registadas no quadro.
Foi feita uma síntese de tudo o que aprendeu de novo.
Hoje, vamos ver um novo filme "Querido Frankie".
Desta vez, o protagonista é um jovem rapazinho com uma deficiência auditiva que vive com a mãe e a avó...e as cartas de um pai imaginário que anda embarcado pelo mundo.
É um filme bonito que vai mostrar aos alunos que a ternura, o companheirismo e o estar atento a... de um amigo significam muito mais do que laços de sangue de um pai violento e agressivo
E que há variados tipos de família.

Vamos ver se gostam.

2 comentários:

Anónimo disse...

TRISTEZA MOLHADA DE LÁGRIMAS

Dormia o menino
no quarto amarelo
enquanto a tristeza
para ele o olhava
molhada de lágrimas

Porque estás triste pergunta o menino
no seu sono fino
pintado do alegre
de um sol pequenino

Tristeza chorava
espantada por ver
que tão pequenino
menino corava
e lhe perguntava

Porque estás triste tristeza molhada
se um sol pequenino
na grande alvorada pergunta e aguarda

Tristeza molhou
na porta de entrada
a lágrima solta
que a perturbava

Sentou-se no quarto
ao pé do menino
contou-lhe uma estória
poema e parada
cantou-lhe um hino
uma salganhada
e viu que o menino
dormindo no quarto
qual sol pequenino
brilhava amarelo
sorria e dançava

Jaime Latino Ferreira
Estoril, 5 de Janeiro de 2009

Branca disse...

Querida Isabel,
Gostei tanto do que li!
Deve ser tão gratificante ensinar e esta temática agrada-me imenso, fiquei com curiosidade de conhecer estes dois filmes!
É bom vê-la assim empenhada e também não tem porque se penalizar, é perfeitamente normal que o período anterior às férias de Natal tenha sido difícil para si e chorar era preciso para recomeçar com mais força. Concerteza que os alunos entenderam e todos entenderam.
Desejo-lhe a continuação de um bom ano escolar e muitos êxitos com essa bela turma.
Beijinhos.
Branca