sexta-feira, 29 de maio de 2009

Uma planificação sustentável?




O ano passa num instante, embora, por vezes, eu sinta que nunca mais chega ao fim. A 5ª feira é sempre um dia extenuante, mas como a sexta está a um passinho, a coisa compõe-se.
Penso que já disse que a escola está em obras - é electricistas a montarem condutas dentro das salas para se passarem os fios para a net e electricidade; é serralheiros a substituírem todas as caixilharias de todoas as janelas e portas; é berbequins a furar, durante as aulas; é livros e papéis encaixotados, em todo o lado...
É para melhor, vamos ter uma escola maravilhosa, como diz a minha aluna Lurdes, da EFA7 que gosta muito deste adjectivo.
O problema é que não temos net, nem acesso a enciclopédias...
Assim, tivemos que reformular toda a planificação que tinha sido feita para abordarmos os temas finais.
Estava previsto, na sala de aula, os alunos da 4 e da 7 terem alguns portáteis e pesquisarem assuntos associados à Sustentabilidade do Planeta.
Não havendo net, nem portáteis, redistribuímos tudo.
Pedi aos alunos que fizessem breves pesquisas, em casa, durante o fim de semana e copiassem tudo "em bruto" para a pen. Não quero que gastem muito dinheiro.
Depois, nas aulas, fazem o tratamento da informação que recolheram - registam o mais importante, cortam partes de texto mais teóricas ou generalistas... Até ficarem com um texto simples, de compreensão fácil e acessível a todos.
Depois de corrigido e terminada esta fase do trabalho, decidiram quase todos que querem fazer a apresentação em Power Point.
Gostaram e querem repetir.
E eu acho bem. Ajudo cada um a fazer as adaptações necessárias.
Uma vez que é aqui que vou registando o mais importante, para que não perca papéis (sou um perigo com papéis!), segue-se o calendário de trabalho e a lista de sub-temas escolhidos por cada aluno, feita a partir de uma listagem de sugestões minhas.
No caso da EFA4
De 27 de Maio a 17 de Junho - trabalho individual de pesquisa, tratamento de informação e construção do documento pessoal e PPT
De 18 de Junho a 2 de Julho - apresentação dos trabalhos em Power Point e debates sobre os temas abordados.
A partir de 8 de Julho até ao fim das aulas (talvez 24 de Julho...), ainda teremos tempo para ver um filme sobre a pena de morte. Já estava prometido. Farei eu uma sessão que englobe a questão da Sustentabilidade, um glossário dos termos mais usados, conceitos e práticas associadas.
E faremos também a avaliação final das aulas, da professora e da utilidade do que possam ter aprendido comigo, ao longo deste ano.
Assim, os trabalhos serão os seguintes:


Alberto - O impacto ambiental das diferentes fontes de energia
Dorinda - Protecção das espécies em extinsão / Os animais, como cobaias
Lucinda - Agricultura biológica e intensiva



Isabel Paiva - Impacto ambiental e meios de transporte (CP, Metro, STCP, ...)
Isabel Pinto - A utilização de químicos nos produtos de limpeza
Maria José - Factores e actividades humanas que degradam o meio ambiente - poluição, desflorestação, efeito de estufa, chuvas ácidas, destruição das florestas húmidas, alteração do clima
Teresa - Prevenção da Saúde e a riqueza da biodiversidade

Quanto à turma EFA7 e EFA2, a planificação também está em fase de reformulação final.

Fica aqui mais um trabalho da EFA4.

Violência Doméstica



Uma canção ao contrário


quarta-feira, 20 de maio de 2009

Continuando...


Ponto da situação para minha própria orientação
As aulas de Socialização da Criança, na turma EFA7, terminaram. Foram 2oo horas.


Relatório

E colocarei, aqui, opiniões dos alunos.
Agora, na EFA7, dedicamo-nos, exclusivamente, a Cidadania. Não resta muito tempo. A prioridade será dada a questões associadas a "Sustentabilidade" - Carta da Terra, Guião do Consumidor, Preservação do Meio Ambiente, Saúde e Prevenção.

CIDADANIA EFA4
Estou em dívida para com os meus alunos da turma EFA4.
Gostei da apresentação dos trabalhos individuais, quer quanto ao tema escolhido quer quanto à forma de o apresentar.
Vou colocá-los pela ordem de apresentação.
O 1º foi sobre "Eutanásia", da autoria e responsabilidade da Dorinda e do Alberto. Não foi, portanto, individual, foi do casal. Foi uma excepção com que todas as meninas concordaram. Não queríamos "discussões", em casa, do tipo "O meu é melhor que o teu!"
É um tema muito polémico e de difícil abordagem teórica, que levou à intervenção das colegas e esclarecimentos suplementares, por parte dos autores.
Correu muito bem.



Eutanásia PPT

terça-feira, 19 de maio de 2009

Mais teatro

Antes que passe mais um mês...

Ainda sem organização, mas para garantir que, ainda, ando por aqui.
A noite, ou seja, os cursos da noite têm estado muito activos.
Os alunos aderem muito bem a quase todas as iniciativas.Depois da ida ao Teatro Nacional de S. João, foi a vez de assistirem, na escola, à apresentação da peça "O coro dos maus alunos", por um grupo de teatro juvenil de Vila Nova de Gaia


Ensaio na Escola EB 2/3 de Soares dos Reis


Trata-se de uma iniciativa da Culturgest.
PANOS – palcos novos palavras novas - é um projecto da Culturgest que alia o teatro escolar/juvenil às novas dramaturgias, inspirando-se no programa Connections do National Theatre de Londres. Todos os anos há peças novas escritas de propósito para serem representadas por grupos escolares ou de teatro juvenil.

Acontece que tem sido a Amarílis, minha ex-aluna do 5º ao 9º ano, quem se tem candidatado, aqui em Gaia, a este projecto e o tem concretizado.
Já devo ter falado, algures, aqui ou na Casa da Venância, da Amarílis...
A Amarílis Felizes fez parte do meu Clube de Expressão Dramática, na minha escola, durante 5 anos. Ganhou o bichinho do teatro e ficou-lhe.
Desse clube faziam, também, parte a Diana Fernandes e a Sara Oliveira, também a desabrochar na arte de declamar e representar. Evoluíram tanto! E escrevem tão, tão bem!
Gosto tanto dos emails que me mandam, volta e meia... Adoçam o meu coração.
Eram oito os fiéis deste clube. Em várias ocasiões, fomos convidados para actuações fora da escola. O programa, as peças de teatro e as poesias variavam em função das comemorações - 25 de Abril, homenagem a António Gedeão, celebração dos 30 anos da nossa escola, apenas poesia...
Os pais acompanhavam-nos, orgulhosos.
Eram bons, os meus meninos (passe a imodéstia)!
Foram agradáveis tempos, esses com a minha turminha do 5ºC ao 9ºC. Foram a última coisa boa que me aconteceu, antes da doença do David.
Mas, enfim, não me querendo desviar do assunto, convidei o grupo, através da Amarílis, para virem apresentar a peça.
Eu gostei de os ver, no Teatro, em Valadares.
Melhoraram muito, desde o ano passado, com outra peça. Têm uma postura diferente, em palco; mais serenos, mais coordenados, mais descontraídos.
Aceitaram e vieram ao nosso palco, no polivalente, no dia 11 de Abril.
Quase todas as turmas da noite aderiram e encheu-se a "plateia". Gostaram do que viram.
Puderam assistir a duas realidades bem diferentes - um grupo de teatro com profissionais e um grupo de teatro de amadores. Ambos bons.
Pela minha parte, vejo as minhas meninas com grande prazer e orgulho por ter influenciado (um pouquinho) esta dedicação genuína pelo teatro.
Já, nessa altura (há 5 anos!!!), os meus colegas brincavam comigo e diziam: "Não sei se é o David que sai a ti, ou tu que sais ao David! Não eras tu que, também, tocavas bateria???"
É verdade...


Escola EB 2/3 de Soares dos Reis