O ano passa num instante, embora, por vezes, eu sinta que nunca mais chega ao fim. A 5ª feira é sempre um dia extenuante, mas como a sexta está a um passinho, a coisa compõe-se.
Penso que já disse que a escola está em obras - é electricistas a montarem condutas dentro das salas para se passarem os fios para a net e electricidade; é serralheiros a substituírem todas as caixilharias de todoas as janelas e portas; é berbequins a furar, durante as aulas; é livros e papéis encaixotados, em todo o lado...
É para melhor, vamos ter uma escola maravilhosa, como diz a minha aluna Lurdes, da EFA7 que gosta muito deste adjectivo.
O problema é que não temos net, nem acesso a enciclopédias...
Assim, tivemos que reformular toda a planificação que tinha sido feita para abordarmos os temas finais.
Estava previsto, na sala de aula, os alunos da 4 e da 7 terem alguns portáteis e pesquisarem assuntos associados à Sustentabilidade do Planeta.
Não havendo net, nem portáteis, redistribuímos tudo.
Pedi aos alunos que fizessem breves pesquisas, em casa, durante o fim de semana e copiassem tudo "em bruto" para a pen. Não quero que gastem muito dinheiro.
Depois, nas aulas, fazem o tratamento da informação que recolheram - registam o mais importante, cortam partes de texto mais teóricas ou generalistas... Até ficarem com um texto simples, de compreensão fácil e acessível a todos.
Depois de corrigido e terminada esta fase do trabalho, decidiram quase todos que querem fazer a apresentação em Power Point.
Gostaram e querem repetir.
E eu acho bem. Ajudo cada um a fazer as adaptações necessárias.
Uma vez que é aqui que vou registando o mais importante, para que não perca papéis (sou um perigo com papéis!), segue-se o calendário de trabalho e a lista de sub-temas escolhidos por cada aluno, feita a partir de uma listagem de sugestões minhas.
No caso da EFA4
De 27 de Maio a 17 de Junho - trabalho individual de pesquisa, tratamento de informação e construção do documento pessoal e PPT
De 18 de Junho a 2 de Julho - apresentação dos trabalhos em Power Point e debates sobre os temas abordados.
A partir de 8 de Julho até ao fim das aulas (talvez 24 de Julho...), ainda teremos tempo para ver um filme sobre a pena de morte. Já estava prometido. Farei eu uma sessão que englobe a questão da Sustentabilidade, um glossário dos termos mais usados, conceitos e práticas associadas.
E faremos também a avaliação final das aulas, da professora e da utilidade do que possam ter aprendido comigo, ao longo deste ano.
Assim, os trabalhos serão os seguintes:
Alberto - O impacto ambiental das diferentes fontes de energia
Dorinda - Protecção das espécies em extinsão / Os animais, como cobaias
Lucinda - Agricultura biológica e intensiva
Dorinda - Protecção das espécies em extinsão / Os animais, como cobaias
Lucinda - Agricultura biológica e intensiva
Isabel Paiva - Impacto ambiental e meios de transporte (CP, Metro, STCP, ...)
Isabel Pinto - A utilização de químicos nos produtos de limpeza
Maria José - Factores e actividades humanas que degradam o meio ambiente - poluição, desflorestação, efeito de estufa, chuvas ácidas, destruição das florestas húmidas, alteração do clima
Teresa - Prevenção da Saúde e a riqueza da biodiversidade
Quanto à turma EFA7 e EFA2, a planificação também está em fase de reformulação final.
Fica aqui mais um trabalho da EFA4.
Violência Doméstica
Uma canção ao contrário
Fica aqui mais um trabalho da EFA4.
Violência Doméstica
Uma canção ao contrário
1 comentário:
UMA CANÇÃO AO CONTRÁRIO
É eu lê-la neste armário
Peça de um jogo
Rosário
Onde a acompanho
Ao contrário
É sabê-la concentrada
Em seus projectos que folgo
Ver erguerem-se em arcada
Canção de amor
Que interessa
Se ao contrário
É avessa
Inconformada
E densa
-
A violência doméstica é o resultado extremo de um processo que começa na enorme dificuldade na gestão ponderada, lúcida, generosa dos afectos.
-
Jaime Latino Ferreira
Estoril, 29 de Maio de 2009
Enviar um comentário