sexta-feira, 29 de maio de 2009

Uma planificação sustentável?




O ano passa num instante, embora, por vezes, eu sinta que nunca mais chega ao fim. A 5ª feira é sempre um dia extenuante, mas como a sexta está a um passinho, a coisa compõe-se.
Penso que já disse que a escola está em obras - é electricistas a montarem condutas dentro das salas para se passarem os fios para a net e electricidade; é serralheiros a substituírem todas as caixilharias de todoas as janelas e portas; é berbequins a furar, durante as aulas; é livros e papéis encaixotados, em todo o lado...
É para melhor, vamos ter uma escola maravilhosa, como diz a minha aluna Lurdes, da EFA7 que gosta muito deste adjectivo.
O problema é que não temos net, nem acesso a enciclopédias...
Assim, tivemos que reformular toda a planificação que tinha sido feita para abordarmos os temas finais.
Estava previsto, na sala de aula, os alunos da 4 e da 7 terem alguns portáteis e pesquisarem assuntos associados à Sustentabilidade do Planeta.
Não havendo net, nem portáteis, redistribuímos tudo.
Pedi aos alunos que fizessem breves pesquisas, em casa, durante o fim de semana e copiassem tudo "em bruto" para a pen. Não quero que gastem muito dinheiro.
Depois, nas aulas, fazem o tratamento da informação que recolheram - registam o mais importante, cortam partes de texto mais teóricas ou generalistas... Até ficarem com um texto simples, de compreensão fácil e acessível a todos.
Depois de corrigido e terminada esta fase do trabalho, decidiram quase todos que querem fazer a apresentação em Power Point.
Gostaram e querem repetir.
E eu acho bem. Ajudo cada um a fazer as adaptações necessárias.
Uma vez que é aqui que vou registando o mais importante, para que não perca papéis (sou um perigo com papéis!), segue-se o calendário de trabalho e a lista de sub-temas escolhidos por cada aluno, feita a partir de uma listagem de sugestões minhas.
No caso da EFA4
De 27 de Maio a 17 de Junho - trabalho individual de pesquisa, tratamento de informação e construção do documento pessoal e PPT
De 18 de Junho a 2 de Julho - apresentação dos trabalhos em Power Point e debates sobre os temas abordados.
A partir de 8 de Julho até ao fim das aulas (talvez 24 de Julho...), ainda teremos tempo para ver um filme sobre a pena de morte. Já estava prometido. Farei eu uma sessão que englobe a questão da Sustentabilidade, um glossário dos termos mais usados, conceitos e práticas associadas.
E faremos também a avaliação final das aulas, da professora e da utilidade do que possam ter aprendido comigo, ao longo deste ano.
Assim, os trabalhos serão os seguintes:


Alberto - O impacto ambiental das diferentes fontes de energia
Dorinda - Protecção das espécies em extinsão / Os animais, como cobaias
Lucinda - Agricultura biológica e intensiva



Isabel Paiva - Impacto ambiental e meios de transporte (CP, Metro, STCP, ...)
Isabel Pinto - A utilização de químicos nos produtos de limpeza
Maria José - Factores e actividades humanas que degradam o meio ambiente - poluição, desflorestação, efeito de estufa, chuvas ácidas, destruição das florestas húmidas, alteração do clima
Teresa - Prevenção da Saúde e a riqueza da biodiversidade

Quanto à turma EFA7 e EFA2, a planificação também está em fase de reformulação final.

Fica aqui mais um trabalho da EFA4.

Violência Doméstica



Uma canção ao contrário


1 comentário:

Jaime Latino Ferreira disse...

UMA CANÇÃO AO CONTRÁRIO


É eu lê-la neste armário
Peça de um jogo
Rosário
Onde a acompanho
Ao contrário

É sabê-la concentrada
Em seus projectos que folgo
Ver erguerem-se em arcada

Canção de amor
Que interessa
Se ao contrário
É avessa
Inconformada
E densa

-
A violência doméstica é o resultado extremo de um processo que começa na enorme dificuldade na gestão ponderada, lúcida, generosa dos afectos.
-


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 29 de Maio de 2009