quarta-feira, 20 de maio de 2009

Continuando...


Ponto da situação para minha própria orientação
As aulas de Socialização da Criança, na turma EFA7, terminaram. Foram 2oo horas.


Relatório

E colocarei, aqui, opiniões dos alunos.
Agora, na EFA7, dedicamo-nos, exclusivamente, a Cidadania. Não resta muito tempo. A prioridade será dada a questões associadas a "Sustentabilidade" - Carta da Terra, Guião do Consumidor, Preservação do Meio Ambiente, Saúde e Prevenção.

CIDADANIA EFA4
Estou em dívida para com os meus alunos da turma EFA4.
Gostei da apresentação dos trabalhos individuais, quer quanto ao tema escolhido quer quanto à forma de o apresentar.
Vou colocá-los pela ordem de apresentação.
O 1º foi sobre "Eutanásia", da autoria e responsabilidade da Dorinda e do Alberto. Não foi, portanto, individual, foi do casal. Foi uma excepção com que todas as meninas concordaram. Não queríamos "discussões", em casa, do tipo "O meu é melhor que o teu!"
É um tema muito polémico e de difícil abordagem teórica, que levou à intervenção das colegas e esclarecimentos suplementares, por parte dos autores.
Correu muito bem.



Eutanásia PPT

1 comentário:

Jaime Latino Ferreira disse...

EUTANÁSIA


Segundo o Novo Dicionário Lello da Língua Portuguesa, eutanásia é a morte sem dor nem sofrimento.

Logo nos termos, a sua definição é um paradoxo e isto porque dor e sofrimento não se resumem às suas componentes, vertentes físicas.

Dor e sofrimento devem ser aliviados e logo no processo irreversível conducente à morte física.

A sustentabilidade artificial da vida, essa também tem de conhecer limites para lá dos quais o que se faz é não ter em conta e escamotear os limites incontornáveis da própria vida.

Agora, a dor e o sofrimento que transcendem sempre os seus contornos físicos são, eles também, uma inerência do estar-se vivo e nada garante que dor e sofrimento psicológicos não transcendam mesmo as fronteiras da dor e do sofrimento físicos.

E estes não podem ser escamoteados na abordagem de tão melindrosa questão que questiona, ela mesma, o próprio juramento de Hipócrates e a natureza da vida humana.


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 23 de Maio de 2009