quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Passado

Passado um ano, volto aqui.
Não sei bem para que poderá servir este blogue, agora que estou afastada da escola, de baixa pela Junta Médica. Agora que tendo a ser ex-professora.
Quando criei este blogue, num momento em que me parecia que ia ser capaz de regressar à normalidade, tinha intenção de publicar trabalhos dos meus alunos da noite e material que eu fosse produzindo.
Serviria para mim ou para outros que os quisessem utilizar.

O título pareceu-me adequado. Ainda me parece simpático e custa-me abandoná-lo.
Já pensei muitas vezes fechá-lo...
Mas que fazer dele? Vir aqui uma vez por ano!
É no outro, da Casa da Venância, que continuo concentrada.

Tenho a vida em suspenso.
Acho que não regressarei à escola.
Ainda não decidi o que fazer ... se é que alguma coisa posso fazer.
Durante 36 anos servi a escola. Como uma segunda casa.
Servi os meus alunos. Quase como filhos adoptivos.
E agora?
Depois desta tempestade que foi a morte do meu filho?
Acompanhei-o durante 24 horas, durante 18 meses ... na esperança, no desânimo, na tentativa de viver cada dia, na morte dele ...
Fiquei sem forças.
Até pensar é doloroso ...
De certa forma, fechei-me em casa. É o meu refúgio; o meu abrigo.
Uma forma de evitar encontros.
A vida lá fora pouco me diz.
A escola, onde vou, às vezes, é um sítio barulhento e confuso. Encolho-me, ao passar nos corredores!
O tempo de intervalo é curto. Não chego a ter uma conversa completa com os colegas. E saio com a sensação de ser um corpo estranho, naquele ambiente.

Não vou regressar. Para sair daqui a três anos? Sair pela "porta do cavalo"?
Não posso. Não o mereço!

E este blogue?
Enquanto não decido se o fecho ou não, talvez lhe mude o visual; talvez aqui ponha músicas, talvez aqui ponha os meus cachecóis, as minhas golas; talvez poemas ...
Vou tentar.



1 comentário:

Silenciosamente ouvindo... disse...

Pois a Isabel fará aquilo que
considerar melhor para si, isso
é que importa.
Um beijinho
Irene