terça-feira, 28 de julho de 2009

Férias




Encerrado mais um ano lectivo. Com este, são 35... e reforma só com penalização.
Porque sou nova???
Se isto é justo!!
Este custou e tornou-se ainda mais longo por muitas e diversas razões que não vou, agora que acabou, comentar.
Despedi-me, até Setembro, das 3 turmas que tenho, tive...
Duas delas, a EFA4 e EFA7, vão concluir, nessa altura, os trabalhos, com a apresentação dos Temas de Vida.
A EFA 2 continua e conto manter-me professora deles. Conversámos, no final do ano, sobre tudo o que tínhamos feito e pareceu-nos que o balanço foi positivo.
Tal como lhes disse, houve um factor negativo. Foi o só os ter à 2ª feira, durante duas horas.
Bem sei que é assim que funciona, mas este ano, houve muitos feriados e interrupções à 2ª feira e pareceu-me, às vezes, que já não nos víamos há imenso tempo.
Era sempre necessário fazer um exercício de memória para reatarmos o fio da meada.
A maior parte dos alunos da EFA4 inscreveu-se ou vai inscrever-se no 12º ano - vertente académica.
Acho que fazem bem porque são inteligentes, trabalhadores e determinados. Gostei de trabalhar com eles e penso que fizemos excelentes aprendizagens.
Disseram-me que tinham gostado muito dos trabalhos que lhes pedi que fizessem, seguidos de apresentação (alguns em Power Point) à turma. Os temas foram interessantes e actuais e puderam aprender uns com os outros.
Penso que seria possível continuar com eles, na disciplina equivalente à Linguagem e Comunicação do 12º ano, porque as minhas habilitações literárias o permitiriam.
Mas, tal como lhes disse, agora, as minhas prioridades são outras.
Ofereci-me para os ajudar naquilo de que precisarem, incluindo correcção de textos.

Vou ter saudades também das meninas da EFA7; compreendemo-nos bem, ao longo de 2 anos. Ainda não sei se alguma vai continuar, mas gostaria de as ver, também, por ali.
Vou, portanto, manter-me com a área profissional de Socialização da Criança - PDA e com a Cidadania e Empregabilidade.
Nunca percebi a razão deste nome pomposo e, até, de muita terminologia "arrevesada" usada nos CEFA, mas, enfim, ... directrizes superiores.
E não me alongo mais.
Estou de férias.
Um destes dias, vou, ainda, deixar alguns dos trabalhos finais e as fotografias da EFA4, tiradas, nos últimos dias.



Ecologia
Maria José- EFA4




Fontes de Energia
Alberto - EFA4

Sem comentários: